Tipos de fundação – Tubulões e Estacas

Tubuloes e EstacasNa construção civil, existem fundações, rasas e profundas. As rasas apresentam profundidade máxima de três metros e podem ser do tipo: radier, bloco e sapata. Já as profundas apresentam altura superior a três metros e sua base deve ter profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta. Podem ser de dois tipos: tubulões e estacas. A diferença é que na execução do tubulão ocorre descida de operários em alguma etapa, enquanto durante a execução das estacas não ocorre.

Há vários tipos de estacas, que podem ultrapassar o nível de água, ser executadas em campo ou pré-fabricadas. Mas, afinal, qual a diferença entre estaca escavada e tubulão?

A estaca escavada é qualquer tipo de estaca perfurada mecanicamente e moldada in loco após a escavação do solo. Tubulões são elementos estruturais de fundação que apresentam seção circular e que, geralmente, têm base alargada.

E quando saber qual tipo de funda11ção é melhor para cada solo? A resposta é simples: para que a escolha seja feita com segurança, é importante analisar as características do solo em que será realizada a construção e fatores como disponibilidade na localidade da obra, custo, prazo, perfil do terreno e proximidade de outras construções.

Tipos de estacas

Estacas a trado rotativo ou mecanizado – também denominadas de estacas escavadas, apresentam processo produtivo mais barato e podem ser utilizadas em vários tipos de solos, inclusive com presença de lençol freático, desde que utilizadas camisas metálicas antes da escavação.

Moldadas in loco – o processo executivo dessas estacas consiste na escavação para posterior enchimento de concreto ou argamassa na perfuração realizada. O solo pode ser retirado ou deslocado durante o processo executivo.

Estaca Franki – é uma estaca de base alargada, cuja cravação se dá por meio de golpes sucessivos de pilão em um tubo que tem a ponta fechada por uma bucha seca de pedra e areia. Quando a cota definida em projeto é atingida, a bucha é expulsa e promove o alargamento da base.

Estaca Strauss – executada por meio da escavação realizada por uma sonda simultaneamente à introdução de um revestimento metálico formado por segmentos rosqueados, até que a profundidade projetada seja alcançada. Não deve ser utilizada em areias submersas, argilas muito moles, saturadas ou quando há presença de lençol freático. É indicada para espaços confinados e apresenta pouca vibração.

Estaca Hélice Contínua – consiste na escavação simultânea à concretagem. A escavação é realizada por trado helicoidal contínuo e a concretagem é realizada simultaneamente à retirada do solo. Não podem ser feitas em espaços confinados devido à dimensão dos equipamentos necessários e nem em solos com presença de rochas.

Lembre-se, sempre, de procurar uma empresa, como a Paladium, para encontrar a opção mais adequada, com o auxílio da nossa equipe técnica para todos os procedimentos necessários.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *