Construção sustentável, você sabe o que é?

Construcao Sustentavel

A construção sustentável é uma forma de construir casas e edifícios harmonizando-os com o meio ambiente. Ela procura, durante toda a sua produção e pós-construção, amenizar os impactos à natureza, reduzindo ao máximo os resíduos, utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. É caracterizada como uma construção que busca harmonia com o meio ambiente.

É importante entender alguns detalhes que estão relacionados a ela. O primeiro é a viabilidade do projeto, considerando aspectos como o clima e a vegetação. Os outros princípios seguem passos mais práticos, como a escolha de materiais, o consumo de água e a eficiência energética, sendo primordial conferir se eles são renováveis, poluentes e a quantidade de resíduos gerada na aplicação. Alguns exemplos de materiais sustentáveis são madeira reflorestada, plástico reciclado e concreto ecológico.

Quanto à água, existem construções que trabalham com captação de chuva para o reaproveitamento. Já no caso da energia, um bom exemplo são as placas de energia solar.

Importância e legado

Pensando no legado de um planeta habitável para as próximas gerações, a importância da construção sustentável é notória. As construções são indispensáveis e quando aliadas com a preservação do meio ambiente, é possível viver em harmonia sem abrir mão do conforto.

Ao colaborar com a redução de resíduos emitidos, o processo desencadeia uma diminuição da poluição. Economizando e reaproveitando a água se dá a contribuição com a manutenção do recurso mais importante do planeta, sem o qual não haveria vida. Prédios ou casas sustentáveis devem levar em conta algumas características essenciais, como o respeito ao ambiente que os cerca, a comunidade e aos recursos naturais.

Alguns exemplos de como deixar a casa mais sustentável são as madeiras reflorestadas, vasos sanitários com redução de água, estética inteligente na utilização da luz do sol e o aproveitamento do seu calor, para reduzir o consumo de energia por aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *