Construção muro de arrimo

O muro de arrimo, para quem não conhece detalhes, é uma importante estrutura com técnica utilizada para a contenção de taludes. É construído quando é necessário cortar a terra para construir uma edificação, uma estrada ou qualquer outro tipo de obra que faça com que o solo fique instável e perca sua resistência.

Quais os tipos?

Existem várias razões para realizar a contenção de encostas, como por exemplo evitar a erosão, recuperar áreas degradadas e melhorar o nível de segurança. Por isso mesmo há mais de um tipo de muro de arrimo. A decisão pela aplicação de um ou de outro depende principalmente das características do solo, mas também deve levar em conta o tipo de projeto e o orçamento disponível.

 

Materiais usados

A construção dos muros de arrimo pode ser para fins temporários, como no caso da abertura de valas para a implantação de metrôs, ou definitivos, como para a contenção de margens degradadas de cursos d’água.

O material usado na sua construção varia bastante, podendo ser utilizado o concreto (armado ou simples), alvenaria (tijolo ou pedra) ou elementos especiais (terra, madeira, entre outros). A construção de um muro de arrimo usando concreto armado está entre as melhores opções.

 

Do planejamento à mão de obra

É essencial que a obra desse muro seja executada por ótimos profissionais, desde o planejamento à mão de obra. O acompanhamento técnico é imprescindível. Portanto, não hesite em contratar uma empresa especializada, como a Paladium, para realizar o processo necessário!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *