Como resolvemos os problemas de infiltração

Problemas de infiltraçãoSão muitos os fatores que causam infiltrações nas construções e a maioria tem relação com a má execução da obra, uso de material inadequado, erro de projeto ou falta de manutenção de uma propriedade antiga, entre outros fatores. Por isso a Paladium dá uma atenção especial quando procurada para resolver esses problemas, lembrando que o primeiro passo é a prevenção.

Algumas infiltrações surgem rapidamente, como em coberturas, esquadrias e calhas, enquanto outras levam algum tempo para se manifestar, como a umidade do solo nas paredes e umidades vindas pelas fissuras e pequenas infiltrações de calhas e rufos.

As áreas mais afetadas são aquelas constantemente molhadas com encanamentos e sem coberturas. Os banheiros, por exemplo, têm grande chance de ter problemas que não ficam visíveis ao olho nu, por causa dos acabamentos. Cozinhas e áreas de serviço também estão sujeitas a defeitos de tubulações, umidades do solo ou piso molhado. Já quartos e salas são considerados os locais menos afetados, pois não há tanta interferência de umidade externa. As infiltrações vindas de cima costumam ser as mais fáceis de serem resolvidas, pois envolvem telhas ou calha quebrada, que são facilmente substituídas.

De olho na origem para encontrar a solução

Para resolver a questão, a Paladium localiza o ponto de infiltração ou de vazamento no teto ou no piso. Em seguida, depois de retirar o reboco da parede, é aplicado o impermeabilizante. Na sequência, novo reboco. Dessa forma, o reboco passa a ter propriedades impermeabilizantes que vão evitar as infiltrações nas paredes. No caso das paredes externas, uma boa solução é a pintura impermeável, em base acrílica. Quando encontramos a origem do problema, a preocupação inicial é neutralizá-lo. O descuido pode levar a consequências que vão desde danos à saúde, devido ao surgimento de fungos, até o aumento na conta de água e luz.

Nem sempre, porém, o vazamento de água pode ser originário de sua casa, com situações em que a infiltração acontece por problemas estruturais do imóvel vizinho, principalmente quando se trata de apartamentos.

Na fase da construção deve ser feita a verificação do projeto, procurando pelos principais causadores. Caso a casa já tenha sido concluída, é necessário antecipadamente verificar as causas do problema e analisar soluções. O uso do impermeabilizante é essencial para a prevenção, com vários tipos que se destinam para cada ambiente, sendo relevante a aplicação por uma equipe de mão de obra qualificada, com supervisão.

A manta de jardim também é uma opção muito conveniente, já que auxilia no processo de drenar a água em excesso, causadora de infiltrações em paredes, muros e pisos. Muitas vezes o jardim fica muito próximo a construções e a umidade pode subir para as paredes. Dessa forma, a manta age ao escoar a água acumulada para locais apropriados. A certeza de que sua casa estará protegida é muito maior quando se une o uso de mantas de jardim e impermeabilizantes na casa.

As infiltrações, portanto, são problemas desagradáveis que surgem quando menos se espera e exigem uma análise precisa para que possa se chegar numa solução ideal, normalmente exigindo que profissionais entrem em ação. Muita dor de cabeça pode ser evitada ao tomar medidas antes do seu aparecimento. Faça manutenções constantes na sua casa e evite que problemas como esses possam aparecer repentinamente, contando sempre com a Paladium.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *