Ações que podem ser tomadas para não atrasar a obra na época das chuvas
A chuva é considerada um dos maiores vilões da obra. Começar uma construção sem levar em conta o período chuvoso pode trazer impactos negativos, como atrasos ou paralisações do trabalho, perda de material e mais preocupação com a segurança dos profissionais envolvidos.
É essencial planejar as etapas, levando em conta o clima e as estações do ano. Isso porque algumas fases, como fundação e concretagem, por exemplo, não devem ser executadas em períodos úmidos.
- Durante as chuvas, a equipe pode fazer acabamentos internos, como instalação de piso, revestimentos, pinturas e rebocos. Estoque bem os materiais e fique atento à fundação.
- Alguns materiais exigem alguns cuidados ao serem armazenados. O ideal é que os itens mais sensíveis às condições climáticas sejam protegidos não só da chuva, como também de vento e sol.
- Procure alinhar o horário da equipe para compensar o tempo perdido. É interessante não insistir em tocar a obra com a ameaça da chuva, para não colocar em risco a segurança dos profissionais e a qualidade do trabalho, que provavelmente terá que ser refeito.
- Mesmo tendo cuidado e atenção, fortes chuvas podem obrigar a equipe a paralisar totalmente a obra. É preciso ter atenção também com os fornecedores, pois não faz sentido comprar material se ele não for utilizado.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!